Home

Acesso



Receba por email

Informe seu email para

receber os artigos:

Quem está online?

Nós temos 104 visitantes online

Estatísticas

Membros : 97
Conteúdo : 531
Visualizações de Conteúdo : 3106874
 
Estado de Connecticut é o 16° estado a abolir a pena de morte nos EUA. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Agência American News   
Sex, 13 de Abril de 2012 01:39

 

A Câmara dos Representantes do Connecticut votou nesta quinta-feira pela abolição da pena de morte neste estado norte-americano, que assim se juntará a outros 16 estados dos EUA onde não é aplicada a pena capital.

Os deputados do parlamento estadual do Connecticut decidiram, por 86 votos contra 62, e após mais de nove horas de debate, abolir a pena de morte, decisão que também já tinha sido aprovada pelo Senado, a 5 de Abril. Agora, para a legislação entrar em vigor, falta apenas a assinatura do governador democrata Dannell Malloy.

“Estou muito contente com o facto de o Parlamento ter aprovado este projecto de lei, e vou assiná-lo logo que chegue à minha secretária”, disse Malloy em comunicado. Quando isso acontecer, nos próximos dias, “o Connecticut juntar-se-á a 16 outros estados e a quase todos os países industrializados naquela que penso ser a melhor política”, adiantou o governador.

No Connecticut a pena de morte foi aplicada uma vez nos últimos 52 anos. Desde 2007 houve quatro outros estados norte-americanos – Illinois, Nova Jérsia, Novo México e Nova Iorque – que aboliram a pena de morte, uma questão que também será votada em Novembro pelos eleitores da Califórnia.

Desde que a pena de morte foi reintroduzida pelo Supremo Tribunal dos EUA, em 1976, já foram executadas 1289 pessoas, segundo o Centro de Informação sobre a Pena de Morte. Há actualmente 3199 pessoas nos corredores da morte.

Em 2011 foram decretadas 78 sentenças de morte nos EUA, segundo um relatório divulgado em Março pela Amnistia Internacional. Houve 43 execuções, menos três do que no ano anterior.

Fonte: Canal Eletrônico a partir de  www.público.pt

 

 

 

 

Atualizado em Sex, 13 de Abril de 2012 02:02