Home Negócios e Economia Novas regras para consórcios beneficiam consumidor.

Acesso



Receba por email

Informe seu email para

receber os artigos:

Novas regras para consórcios beneficiam consumidor. PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Canal Eletrônico   
Qui, 12 de Fevereiro de 2009 22:27
Agora consórcio vale também para qualquer serviço


Brasília - A nova legislação dos consórcios traz novidades para o setor. Entre elas, está a possibilidade de formar grupos para contratar serviços, como cursos no exterior, tratamentos estéticos, além de pacotes turísticos.

As novas regras prevêem ainda o uso da carta de crédito para a quitação de um financiamento bancário de bens, como carro ou casa própria, desde que o financiamento e o consórcio sejam do mesmo tipo. Na prática, o consumidor vai poder trocar os juros bancários pela taxa de administração do consórcio, que é menor. A outra novidade é que o consorciado desistente ou inadimplente continuará participando dos sorteios e quando for contemplado terá o dinheiro de volta.

As punições ficaram mais rigorosas. Em caso de dano ao consumidor, a nova lei permite que o Banco Central suspenda a operação e casse a autorização de funcionamento da administradora.

Portanto, o consumidor deve ficar alerta ao contratar a administradora de consórcios. É preciso verificar se ela está devidamente autorizada a operar pelo Banco Central.

(Fonte: Agência Brasil / Rádio Nacional / www.canaleletronico.net)